Excesso de ibuprofeno pode causar impotência sexual

O ibuprofeno, um dos medicamentos mais utilizados, pode afetar negativamente a saúde reprodutiva dos homens. Se tomado em doses excessivas durante um período de tempo prolongado por causar impotência.

ibuprofeno

Esta é a conclusão de uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica da França (Inserm), com o apoio dos também franceses Hospital Universitário de Rennes e o Instituto Laberca de Nantes, assim como de colegas dinamarqueses.

Os especialistas trabalharam com uma amostra de 31 jovens atletas de 18 a 35 anos, que recorrem com muita frequência a este medicamento, uma vez que se pode obter sem receita médica.

Tomar prolongada de doses importantes de ibuprofeno (1.200 mg por dia, durante 6 semanas) causa em homens jovens “efeitos desreguladores endócrinos graves que conduzem a um estado chamado de hipogonadismo compensado”, disse o Inserm, em um comunicado.

Esse hipogonadismo compensado, que sofre de forma habitual, aproximadamente, 10 % dos homens de idade avançada, “é geralmente associado a um aumento de risco tanto para a saúde reprodutiva, bem como para a saúde em geral”, indicou a instituição francesa.

Quando os participantes tomaram ibuprofeno, se elevaram fortemente os níveis de hormônio econômico, que tem um papel-chave no controle da produção de testosterona.

Outras experiências têm permitido demonstrar que o medicamento inibe um hormônio produzido pelas células de Sertoli -a inhibina B – que regula o hormônio folículo-estimulante.

Os autores deste estudo revelaram que recorreram aos atletas, pois os atletas utilizam massivamente o ibuprofeno como automedicação ou “por pressão de seu ambiente profissional”, já que, entre outras coisas, não é proibido pelas regras antidoping.

O Inserm lembrou que outros trabalhos prévios de seus pesquisadores já tinham posto em evidência “o potencial efeito negativo que a aspirina e o paracetamol para o testículo humano adulto e do ibuprofeno para o desenvolvimento dos testículos durante a gestação”.

Como prevenir e combater a impotência sexual?

A impotência sexual masculina é um dos problemas pelo qual atravessam qualquer casal e para isso temos que estar preparados para evitar possíveis problemas ou temporadas de ‘baixas’ na nossa relação.

impotência masculina

Sem lugar a dúvidas e embora não pareça, a disfunção erétil ou impotência sexual é um problema comum em homens e se você sofre ou quer prevenir temos algumas dicas caseiras para você.

Consuma alimentos ricos em zinco; frutos do mar, farelo de trigo, noves, etc. Estes alimentos aumentam a produção de testosterona, hormônio responsável da potência sexual.

Inclui em sua dieta diária da vitamina C, que você pode encontrar em grandes quantidades no kiwi pimentão verde ou vermelho, espinada e frutas comuns, como laranja, tangerina ou limão.

A vitamina C ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo de seu órgão sexual. Lembre-se que a disfunção é causada por má circula

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *