Ansiedade – como tratar essa perigosa doença?

AnsiedadeA ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central consequente à interpretação de uma situação de perigo. Porem, a ansiedade as vezes nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade.

A ansiedade é o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos.

Veja alguns sintomas da ansiedade:

  • Pavor depois de uma situação muito difícil;

  • Medo exagerado de ser humilhado publicamente;

  • Sensação de algo muito ruim vai acontecer;

  • Medo extremo de algum objeto ou situação em particular;

  • Preocupações ou medos exagerados.

Dicas para controlar a ansiedade

Muitas pessoas estão gerenciando a ansiedade, e não é nada de outro mundo. Além dos medicamentos convencionais, existem algumas alternativas naturais que podem ajudar o indivíduo a controlar a ansiedade.

1 – Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos, de forma isolada ou junto a tratamentos específicos, auxilia a diminuir os sintomas, trazendo bem-estar e qualidade de vida. A prática de exercícios físicos regulares estimula o organismo a produção de endorfina, responsável por causar sensação de bem-estar, aliviando a depressão e normalizando os níveis de ansiedade.

Um estudo feito por pesquisadores da Southern Methodist University in Dallas e University of Vermont in Burlington, nos Estados Unidos, e publicado no periódico Psychosomatic Medicine, mostrou que praticar exercícios físicos regularmente pode ser uma boa estratégia para prevenir o desenvolvimento de ataques de pânico e doenças relacionadas.

Para ajudar no combate à depressão, indica-se a prática de atividades físicas aeróbicas, caminhada, corrida, natação, crossfit e musculação. Além disso, aulas de Jump Class e aulas de dança como Ritmos ou Zumba auxiliam na queima de gordura, proporcionam a produção de endorfina.

2 – Hobby

O hobby é uma coisa que te faz feliz e calmo, com isso ajuda controlar e até evitar a ansiedade. Ter um hobby é contar com uma válvula de escape para aliviar as tensões e, com isso, melhorar o humor e aumentar a disposição.

A pessoas por exemplo, que gostam de fotografia, outras de pintura, outros jogar futebol e por aí vai. A também pessoas que gostam de desenhar, o que é ótimo, pois alguns estudos demonstram que desenhar pode ser um ótimo tratamento contra ansiedade.

No Metodo Fanart é mostrado por exemplo, como desenhar seus personagens favoritos de forma profissional, sem precisar, ter o dom para desenhar e sem precisar pagar caro em aulas de desenho.

Há muitos outros hobbies que podem te ajudar a melhorar e controlar sua ansiedade. Basta cultivá-lo!

3 – Música

A musicoterapia existe para explorar os benefícios terapêuticos das canções. Um laboratório de neurociência da Inglaterra, o Mindlab International, conduziu um recente estudo que mostrou quais são as dez músicas mais relaxantes do mundo.

Veja a lista das músicas elegidas por cientistas, capazes de reduzir o estresse e a ansiedade em instantes.

  1. Weightless, Marconi Union

  2. Electra, Airstream

  3. Mellomaniac (Chill Out Mix), DJ Shah

  4. Watermark, Enya

  5. Strawberry Swing, Coldplay

  6. Please Don’t Go, Barcelona

  7. Pure Shores, All Saints

  8. Someone Like You, Adele

  9. Canzonetta Sull’aria, Mozart

  10. We Can Fly, Rue du Soleil (Café Del Mar)

A música top 10 é capaz de reduzir em até 65% o nível de estresse e ansiedade dos envolvidos. E ai, já vai começar ouvir elas? 😉

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